IMF – Intelligent Music Format

RADICAL FITNESS ® desenvolveu o conceito mais inovador e revolucionário no que se refere ao planeamento de treino: o IMF ®.

Todos os seus programas estão baseados neste conceito que está a revolucionar o Grupo de Fitness a nível mundial. IMF ® baseia-se num formato de música pré-musicalizado e é, por definição, um sistema de planeamento do treino pensado em função da fisiologia e padrões de aprendizagem humana. Tem por objectivo fornecer aos instrutores uma plataforma inteligente de trabalho, que lhes permite adaptar facilmente as suas aulas para diferentes níveis de complexidade e intensidade exigida nos ginásios.

O IMF ® criado pela Radical Fitness ® é a mais recente geração de Fitness, surgindo como um equilíbrio ideal entre as estruturas de trabalho e planeamento desenvolvidas durante os últimos 25 anos.

Os directores de RADICAL FITNESS, tendo-se especializado nas áreas do Free Style e da Pré-coreografia, e tendo desenvolvido vários sistemas de treino nestas mesmas áreas ao longo dos últimos 15 anos, descobriram um novo caminho que concilia a liberdade absoluta do Free Style e a rigidez perigosa da Pré-coreografia: O IMF® – Intelligent Music Format

 

O IMF® contém alguns elementos rígidos, como por exemplo a estrutura da aula, a qual regula de forma eficaz e segura a curva total de treino e o volume de trabalho de cada sessão, ao mesmo tempo que mantém um contraste musical adequado, o que favorece em muito a motivação. Também são rígidas as estruturas internas da canção, desenvolvidas de modo a planificar diferentes níveis fisiológicos e progressões de ensino.

Mas o IMF® também contém elementos flexíveis dentro do formato musical, que conferem ao instrutor a necessária possibilidade de criar diferentes opções dentro dos segmentos que formam cada canção, bem como os níveis de intensidade e dificuldade de cada um destes.

Este sistema de planificação integrado, foi criado tendo em conta simultaneamente:

Fisiologia: Mediante blocos de duração predeterminada que regulam o volume e/ou número de repetições dos exercícios, é possível ir de encontro aos sistemas energéticos ideais a solicitar durante a aula.

Interpretação Musical: Cada segmento tem a sua própria personalidade musical com o objectivo de interpretar a intensidade, dinâmica, efeitos especiais e emoção sugeridos por cada melodia.

Ensino: Cada bloco confere uma referência temporal que permite dosear e seleccionar os diferentes métodos necessários ao ensino de cada produto final.

Níveis de complexidade e intensidade: Permite ao instrutor seleccionar os exercícios adequados ao nível de cada grupo, conseguindo desta forma um treino eficaz e acima de tudo seguro.

Em resumo: O IMF® foi pensado e desenvolvido com o objectivo de permitir que os instrutores planifiquem correctamente as suas aulas e consigam adaptá-las com sucesso aos diferentes níveis existentes nos ginásios, através da gestão inteligente de uma base musical pré-editada.